Fonte: http://barrigando.webs.com/tiposdecarregadores.htm
O Sling
Slings são carregadores de bebês, são feitos com uma tira de pano e às vezes possuem argolas em uma das extremidades do tecido, nesses carregadores os bebês podem ser levados em várias posições.
No Brasil pode parecer algo novo mas não é, as índias já utilizam slings há muitas gerações para livrar os seus bebês dos perigos que a floresta oferece ela optam por carregá-los junto do seu corpo, ficando assim livres para as tarefas da tribo e tranquilas por saber que eles estão protegidos.
A exterogestação afirma que os bebês humanos nascem muito mais imaturos que os filhotes de outros mamíferos, Extremamente indefesos e ligados às suas mães, os bebês sofrem menos e se desenvolvem melhor se puderem manter contato direto com elas. Isso ainda é mais visível no caso de crianças prematuras – existem trabalhos científicos realizados em UTI’s neonatais, como no caso do Projeto Mãe Canguru, do Imip (PE), que coloca mães e filhos “colados” 24h, e o contato pele-a-pele faz com que os bebês se recuperem mais depressa, facilitando também a amamentação.
O Wrap
O wrap tem os mesmos benefícios do sling e ainda distribui o peso dos bebês nos dois ombros, posicionando a coluna do bebê de forma adequada, ele é uma longa faixa de tecido com amarração.
Talvez a única desvantagem do wrap seja realmente a dificuldade de trocar a posição do bebê, mas fora isso ele é muito bom.
O Baby Carrier
O baby Carrier é muitas vezes confundido com o canguru por parecer uma mochilinha, este carregador foi desenvolvido por projetado por Karin Frost, formada em design e dona da ergobaby, a loja pioneira desses cerregadores.
Eles foram submetido a testes intensivos para que os bebês ficassem na posição adequada. Seu design inovador faz seu bebê ficar bem confortável e o peso é distribuído nos dois ombros. Os bebês também podem ser carregados com as pernas juntinhas, como no sling. E assim ele pode ficar quase deitadinho, em uma posição bem mais confortável.
Carregadores Contra indicados:
O Canguru
Cangurus são aquelas mochilinhas em que os bebês são carregados, podem ser levados na frente e nas costas. Ele é uma tentativa de adaptação do sling, o peso fica bem distribuído nos dois ombros dos pais e isso é bom, na verdade, somente isto é bom...
Se obsrevarmos um bebê em uma mochila canguru, veremos que a posição não parece tão confortável já que as perninhas ficam separadas e penduradas, quando o certo é que as pernas fiquem flexionadas, na posição de pernas de "rã", pois esta postura favorece o desenvolvimento das articulações do quadril.Com as perninhas penduradas, o peso do bebê é fica apoiado diretamente na zona genital ao invés do seu bumbum, e sua coluna adquire uma postura não-fisiológica.
A postura de rã deixa o bebê com as pernas abertas em cerca de 45º em relação ao eixo corporal e o quadril flexionado de maneira que os joelhos fiquem a uma altura ligeiramente superior ao bumbum, isso permite que a cabeça e o fêmur fiquem em uma posição onde encaixam-se perfeitamente dentro das articulações, assumindo assim a posição ergonômicamente correta.
Além disso, nas fotografias promocionais destas mochilas mais comerciais sempre aparecem os bebês olhando para a frente.
Esta postura é totalmente contra-indicada. Esta posição obriga o bebê a curvar a coluna na posição contrária à fisiológica, ficando mais ereta, e o deixa exposto à uma infinidade de estímulos diretos, sem possibilidade de proteção, uma vez que não pode se virar. Outro fato é o incômodo para quem está carregando, já que o bebê tende a posicionar sua coluna e separar seu corpo de quem o leva e altera o centro de gravidade do mesmo, obrigando-lhe a modificar sua postura correta com consequentes problemas nos ombros e coluna e sobrecarga do assoalho pélvico.
O Baby Bag ou Confort Bag
Os babys bags são carregadores de bebês lindos, parecem uma bolsa e são bem charmosos (essa é a opnião de algumas pessoas...) .
Infelizmente essa é o único elogio que posso fazer sobre eles, pois não são nada seguros. Nos EUA e no Canadá foi feito recall desses carregadores pois infelizmente morreram 3 crianças, eles são feitos de um material que não permite sentir os movimentos ou a respiração do bebê, o tecido tem geralmente uma base rígida que faz com que o bebê fique com a coluna em posição de "C", essa posição força o queixo do bebê contra seu peito dificultando a respiração e podendo levá-lo a óbito.
A principal diferença entre estes carragadores e os slings é a estrutura, a primeira vista eles podem ser confundidos com os slings pouch (slings que não possuem argola), mas se vc olhar direito verá muitas diferenças, eles parecem ter muitas fivelas e ajustes, parecem tem muito pano e são franzidos e é isso que os torna um local "irrespirável" para o bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu pitaco! Participe da conversa!