5 de agosto de 2012

Passeio na Praça

Hoje levei a Maêva pela primeira vez numa praça. Na verdade, começamos pela Praça Batista Campos e depois fui ao Horto com ela, que tava mais calminho.

Fui hoje com ela pra participar de dois eventos , o Mamaço 2012 e a Marcha pelo Parto Humanizado.
É impressionante como a Maêva e o Sling continuam chamando a atenção!!! Ela pela sua tranquilidade, beleza e simpatia e o sling, por ainda não ser em Belém tão comum. Vários fotógrafos vieram pedir pra tirar fotos dela e 3 jornalistas vieram me entrevistar e saber mais da minha experiência com a amamentação, ainda bem que todos estavam só com gravador, sem câmeras rsrs (meu momento tímida kkk).

O que penso sobre amamentar???
Penso que é um ato de amor, que dói no início mas que vale o sacrifício de insistir em dar peito ao seu bebê. Graças a Deus pude amamentar meus dois filhos, tenho muito orgulho disso!!! Acho lindo quem amamenta seu filho sem restrições. Senti as dores das rachaduras, chorei com elas, mas fui forte e não desisti, e olhem que sou frouxa pra dor. Mas tenho grande dificuldade em entender as mães que simplesmente se recusam a amamentar.

Sei que algumas mães não produzem leite, que alguns bebês simplesmente não peguem o peito, mas não aceito que uma mãe não amamente seu filho por questões ligadas à vaidade. Que ela saia do hospital pedindo receita de remédios pra secar o leite. Acho também que isso é uma questão familiar , muitas mulheres desinformadas, não amamentam porque não foram amamentadas, porque não é comum na família, geralmente de dondocas metidas a besta. Desculpa mas é isso mesmo!

Acho um absurdo vc encher uma mamadeira de Nan e dar pra uma criança se vc tem leite no peito!!!!
Muitas ainda pensam que o leite é fraco, fino demais e começam a dar substâncias mais grossas pra encher a criança e ela dormir a madrugada toda. Não existe leite fraco, o que aprendi que existe são Saltos de Desenvolvimento e Picos de Crescimentos que interferem na alimentação e sono do bebê.

Ainda tem aquelas que dizem assim: "olha não bota no peito toda hora porque vai viciar o bebê , e depois quando vc quiser tirar, não vai conseguir." Puts, gente!!!! É PRA VICIAR MESMO!!! Peito tem ser dado sempre que o bebê pedir, tem que ser o único alimento até 6 meses e vocês conhecem algum adulto que mame até hoje? Acho que não , né! Então como dizer que na hora de desmamar, a mãe não vai conseguir??? Absurdos e mais absurdos!

E o momento lindo??? Gente , eu chorei quando meu primeiro filho não quis mais mamar...ele só tinha 8 meses e como eu trabalhava fora, introduzi alimentos que não deveria e isso ajudou a desmamá-lo. Teve um dia que simplesmente ele não quis mais, e pra mim foi horrível, porque queria que ele mamasse até 1 ano. Me senti meio mãe, meio irresponsável, meio incompetente. É estranho , mas ficou faltando algo naquele momento. Faltava o carinho que ele fazia no meu rosto quando mamava, faltava o carinho que eu dava pra ele. Faltava o nosso momento, que era só nosso, de mais ninguém.

Falei isso hoje pra um dos jornalistas, a cumplicidade que há naquele momento, carinho, olhares, admiração. Hoje , amamentando minha menina, as vezes percebo ela me olhando, me admirando e quando olho pra ela,  vem aquele sorrisão que só ela tem....e isso.....ISSO NÃO TEM PREÇO!

Portanto, AAAAAMO  AMAMENTAR!!!!

O que penso do Parto Humanizado?

Bem , se tivesse conhecido isso antes de ter filhos, talvez eu tivesse tido coragem de ter filhos através de parto normal. Como disse antes sou muito frouxa pra sentir dor, fico nervosa, choro, me descontrolo totalmente, nunca tinha ouvido falar no serviço de uma Doula.

Tenho uma amiga que é doula,  Loyda Macedo, já vi partos com a assistência de doulas ...e é muito diferente daqueles partos sofridos de hospital. Já vi vídeos de mulheres parindo sem um grito sequer, estão serenas, tranquilas... É realmente muito emocionante um parto humanizado.

Eu acho que quem tem que decidir o tipo de parto, é a mãe e não o médico. Quem vai parir afinal de contas? Claro, que se haja DE VERDADE algum impedimento, que comprometa a vida da mãe e do bebê, acho que a cesárea se faz obrigatória. Mas o que vemos hoje em dia, são situações criadas e inventadas por médicos, muitas vezes aterrorizando as mães pra induzi-la a escolher uma cesárea. Porque? Porque eles ganham mais....porque eles não perdem tempo.

Antigamente toda mulher paria, em casa, normal e muitos poucas morríam...porque agora não pode mais?
Nos países da Europa, vc se vira pra ter normal....lá só fazem cesárea em casos de riscos reais e não inventados. Porque não copiamos essa idéia aqui. Talvez por isso estejamos tão atrasados.

Acho que tinham é que regulamentar essa profissão de Doulas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu pitaco! Participe da conversa!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...