4 de junho de 2013

Cocô! Tudo que você precisa (ou não) saber!

Esse texto é de Zé Bonizzi e foi copiado do post da Ju Noronha, citado no Grupo Virtual de Amamentação GVA.


Mecônio 

também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido, é uma substância escura, de tom esverdeado, viscosa. Sua eliminação é creditada ao estímulo provocado pela ingestão do colostro, em razão do seu elevado índice de colesterol, ao qual se atribui propriedades laxantes

Cocô de Leite Materno! 


Bebês que mamam exclusivamente no peito podem tanto fazer cocô diversas vezes por dia(depois de cada mamada, por exemplo) O bebê que mama no exclusivamente pode ficar alguns dias sem evacuar (de 0 á 15dias) .Isto se deve a absorção e aproveitamento do leite materno pelo organismo do bebê, formando pouco “bolo fecal” e daí, a demora de evacuar. É fisiológico e não deve ser motivo de preocupação.Não é preciso se preocupar, desde que as fezes estejam razoavelmente pastosas e não causem dor.(caso sinta dores ou apresentar algum outro sintoma levar ao pediatra)Nos dois casos é extremamente normal!



Cocô Esverdeado (ou esverdeado espumado)

No recém-nascido e bebê amamentado exclusivamente no peito, as fezes normais são da cor mostarda-amarelada até ligeiramente esverdeada. Se as fezes estiverem muito verdes, o bebê deve estar recebendo uma proporção maior de primeiro leite ( leite anterior) que de segundo leite (leite posterior). Esse desequilíbrio pode acontecer quando a mãe tem uma produção aumentada de leite, que faz com que o bebê fique satisfeito só com leite anterior. Pode ocorrer também quando o bebê não pega o peito corretamente, não conseguindo em decorrência chegar ao leite posterior, ou ainda quando a mãe muda o bebê de seio sem que ele tenha esvaziado o peito, recebendo também neste caso apenas leite anterior.O leite anterior apresenta uma porção maior de lactose, determinando assim um excesso de fermentação quando chega ao intestino grosso, o que resulta em um efeito laxante, excesso de gases, cólicas, fezes verdes e espumosas.As evacuações verdes explicam-se porque a bile, quando secretada na porção superior do intestino é verde, devido ao seu pigmento, a biliverdina. Como o peristaltismo (movimento do intestino), são rápidos devido ao efeito laxante da lactose em excesso, o pigmento atravessa o intestino inalterado, e a cor das fezes fica inalterada, saindo verde.CASO SEU BEBÊ APRESENTE COCÔ VERDE, É IMPORTANTE:1. OBSERVAR SE SUA PRODUÇÃO ESTÁ EXCESSIVA, RETIRE UM POUCO DE LEITE ANTES DE AMAMENTÁ-LO.2. SE A PEGA NÃO ESTÁ CORRETA – PROCURE CORRIGI-LA.3. MANTER O BEBÊ MAIS TEMPO NO MESMO PEITO, PARA QUE ELE CONSIGA EXTRAIR O LEITE COM GORDURA, OU SEJA O SEGUNDO LEITE.

Cocô de Leite Articial 


Quando o bebê mama leite em pó, o cocô é amarelo claro ou marrom amarelado, e mais consistente que as fezes do bebê amamentado, já que a fórmula do leite em pó não fica tão digerida quanto o leite materno. O cheiro também é mais forte, embora não tanto quanto crianças que já comem de tudo. 

Crianças que tomam esse tipo de fórmula normalmente precisam fazer cocô todos os dias, porque, como as fezes são mais sólidas, elas incomodam se se acumulam no intestino. Quanto mais tempo elas ficarem lá, mais ressecadas e duras ficarão, na chamada constipação ou prisão de ventre. 

Fale com o pediatra se seu filho apresentar esse problema. Não mude de leite por conta própria ou porque alguma conhecida dá outra coisa para os filhos. E não passe crianças menores de um ano para o leite de vaca, porque o sistema digestivo delas não está maduro para processá-lo, e elas podem acabar tendo problemas mais sérios.

Prisão de Ventre


Cocô Prisão de ventre: A constipação verdadeira não é só o bebê ficar todo vermelho, fazendo muita força, quando vai fazer cocô. Entre os sintomas estão extrema dificuldade em defecar, cocô com aspecto de pedrinhas, dor abdominal, enrijecimento da barriga, irritabilidade e às vezes presença de sangue nas fezes, por causa de fissuras anais (pequenas rachaduras na pele do ânus) provocadas pela passagem do cocô ressecado. 

Bebês que mamam no peito têm menos propensão à prisão de ventre que crianças que tomam fórmula, mas isso não quer dizer que ela não ocorra e possa ser bem sofrida. 

Misturar fórmula demais e água de menos no leite do bebê pode provocar constipação, então sempre siga as instruções do fabricante quando fizer a mamadeira. Febre, mudanças na alimentação e certos medicamentos também podem prender o intestino. 


Sempre consulte o pediatra se seu filho estiver com prisão de ventre, e especialmente se você observar sangue nas fezes. Ele provavelmente orientará você a aumentar a ingestão delíquidos do bebê, e a acrescentar mais fibra na alimentação dele, se ele já estiver comendo outros alimentos (dando mais mamão ou ameixa, por exemplo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu pitaco! Participe da conversa!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...