Tenho me feito essa
pergunta esses dias, observando a Maêva pegar em canetas e lápis com a mão
esquerda. Fui pesquisar e achei esse texto no site do Baby Center. Apesar de
nós, os pais, não sermos canhotos, fiquei curiosa pois quando colocamos a
caneta na mão direita, ela passa imediatamente pra esquerda. Será???
Eu particularmente preferia que fosse destra, pois todos os canhotos que
conheço tem a letra horríiiiiivel kkkkk. Mas seja o que Deus quiser.
Pediatra
Mesmo que seu filho pequeno comece a mostrar preferência pela mão direita ou esquerda, você só saberá ao certo se ele é destro ou canhoto quando tiver 2 ou 3 anos de idade, pois aí ele vai começar a usar uma das mãos com maior frequência. Algumas crianças podem ser ambidestras (usam as duas mãos igualmente) até os 5 ou 6 anos de idade, quando finalmente optam por uma delas.
Ser canhoto ou destro é determinado, em grande parte, pela genética. Se você e seu companheiro são canhotos, seu filho tem de 45% a 50% de chances de ser canhoto também (cerca de 10% das pessoas são canhotas).
Para saber qual lado é predominante na criança, experimente entregar um brinquedo ou jogar uma bola. Ela provavelmente vai pegar com a mão dominante, que será a mais forte ou a mais habilidosa.
Caso seu filho pareça dar preferência clara a uma das mãos antes de ter 1 ano e meio, converse com o pediatra, pois isso pode ser sinal de problemas de desenvolvimento motor.
Lembre-se de que não é uma boa idéia tentar influir na preferência do seu filho pela mão direita ou esquerda, porque a coordenação motora dele está em desenvolvimento. A genética não explica totalmente por que alguém é canhoto ou destro, e parte do motivo também está no sistema nervoso da criança.
Por isso, forçá-la a usar a mão direita, por exemplo, quando na verdade ela é canhota, não funciona a longo prazo e vai apenas confundi-la, levando até a problemas na escola no futuro.
Papel do cérebro
Quem comanda a
lateralidade é o cérebro. Cada um de seus dois lados controla os movimentos da
parte oposta do corpo. Assim, a mão e o pé esquerdos são acionados pelo
hemisfério cerebral direito, e vice-versa. 'Nos destros, o hemisfério dominante
é o esquerdo, enquanto nos canhotos é o direito', explica o neurologista Mauro
Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Outra
descoberta a respeito da lateralidade é que, apesar de inata, a preferência por
uma das mãos, por um dos pés ou por um dos olhos (sim, embora muita gente não
saiba, também temos um olho dominante) vai se instalando progressivamente. 'A
dominância de uma das mãos surge no fim do primeiro ano de vida, mas só co-meça
a se definir em torno dos 5 anos', afirma a psicopedagoga Irene Maluf, da
Associação Brasileira de Psicopedagogia. E cada criança se desenvolve num ritmo
próprio.
Atenção para a lateralidade cruzada
Quando uma criança é ambidestra ou tem lateralidade cruzada, pode sofrer dos mesmos prejuízos causados pela inibição do canhotismo, ou seja, pode apresentar dificuldade de alfabetização, desorientação espacial, etc. A lateralidade cruzada acontece, por exemplo, quando a criança é canhota de olho e destra da mão ou do pé. É preciso, então, fazer um programa com a criança, para organizar sua psicomotricidade. 'Com uma série de exercícios visuais, motores e escritos, tentamos harmonizar essas preferências e organizar a dominância exercida pelos dois lados do cérebro', explica a psicopedagoga Irene Maluf. 'Embora não exista comprovadamente ligação direta entre os distúrbios da aprendizagem e o canhotismo, com freqüência percebemos essa relação no caso de crianças que não possuem simetria lateral definida', diz a especialista.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu pitaco! Participe da conversa!